Chá de Crajiru
O crajiru, também conhecido como pariri (Arrabidaea chica) é uma planta medicinal considerada por estudiosos e especialistas em estudos de doenças como uma das mais poderosas no combate de diversas enfermidades, inclusive o câncer. Promete ainda beneficiar diabéticos com ulcerações, pacientes imunodeprimidos e psoriáticos. Quando cultivada perto de outra árvore, cresce como trepadeira. Suas folhas são verdes escuras e não possuem cheiro, contudo, quando cortadas, liberam uma tintura de cor avermelhada.
CRAJIRU (PARIRI) NO TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER
O uso terapêutico do crajiru para o tratamento do câncer está diretamente ligado à quimioterapia ou radioterapia, vez que durante estes tratamentos o paciente sofre drásticas reduções das células do sangue, tornando difícil a continuação do tratamento. Estudos realizados apontaram que o crajiru interfere no aumento das concentrações de hemácias e plaquetas durante o tratamento quimioterápico. Devido ao princípio ativo antocianina (antioxidante) presente nas folhas e talos, o pariri é capaz de eliminar radicais livres que predispõem o aparecimento de doenças em geral.
CHÁ DE PARIRI (CRAJIRU)
O chá de crajiru pode ser utilizado em forma de banhos e lavagens para auxiliar no tratamento de afecções na pele (picadas de insetos, ferimentos, psoríase) ou na região íntima. Quando consumido em forma de chá, ajuda na cicatrização de úlceras gástricas e serve como antidiarreico. Além disso, o pariri (crajiru) é atualmente estudado extensivamente pelos seus potenciais benefícios na prevenção e tratamento de vários tipos de câncer.
PARTES UTILIZADAS
Folhas e talos secos. A cor será avermelhada e o sabor neutro.
MODO DE PREPARO
Preparar a infusão (não ferver junto com a água).
Cortar as folhas em pequenos pedaços para que as propriedades da erva sejam absorvidas em sua totalidade pela água.
Para uma xícara: despejar 250ml de água fervente sobre 1 colher de chá de crajiru.
Para 1 litro: despejar 1 litro de água fervente sobre 1 colher de sopa de crajiru.
Tampar e deixar em repouso até esfriar (cerca de 5 minutos).
Logo depois deve-se coar o líquido.
Para extrair melhor o extrato da erva, deve-se deixar em repouso por 12 horas depois de coar.
SUGESTÃO DE CONSUMO
Ingerir. 250ml 3 (três) vezes ao dia. Durante o tratamento é contraindicado a ingestão de carne vermelha (é permitido comer frango e peixe). Bebidas alcoólicas e refrigerantes também são vetadas. Não fumar. É recomendado a ingestão de legumes e verduras e legumes e moderação em alimentos embutidos e enlatados.
USO EXTERNO
Em casos de feridas na pele ou corrimentos vaginais, amasse as folhas, pique-as e bata no liquidificador com um pouco de água, e passe no local (deixe agir 30 minutos 3 vezes ao dia). Em caso de problemas vaginais, faça um banho de assento com a água ainda razoavelmente quente.
CONTRAINDICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS DO CRAJIRU
Até o momento não foram reportadas quaisquer contraindicações ou efeitos colaterais relativos ao uso do crajiru. Um profissional de saúde deve ser consultado antes da administração da erva em grávidas, lactantes, crianças e pessoas em tratamento clínico.